História

Rones Aldave Maciel fundou a Frota Turismo Maciel em 1967, tornando-se o pioneiro no turismo náutico no Guaíba. Dando continuidade ao trabalho que faziam em família, sua filha, seu genro e suas netas criaram a Porto Alegre Brasil Turismo Ltda, empresa detentora do Barco Porto Alegre 10.

Rones, nascido na Ilha da Pintada em 1935, foi pescador, marinheiro, armador e empresário, dedicando a vida ao turismo náutico no Guaíba desde 1967. Acompanhava turistas e, empolgado, mostrava a beleza da paisagem do Delta do Jacuí a bordo do primeiro barco construído por ele, o Águia, com capacidade para 20 passageiros. Depois, como sócio da Organização Fluvial de Turismo, construiu muitos outros, como o Vera Cruz I Bateu Mouche, a primeira boate flutuante da cidade, com capacidade para 100 passageiros. Rones também foi sócio-fundador e conselheiro da Associação de Turismo Náutico do Rio Grande do Sul, associação responsável pela regulamentação e qualificação do turismo náutico no estado.

Em 2007, sob influência da paixão de  Rones, começa a ser construído o Barco Porto Alegre 10, que passa a operar a partir de 2009, possibilitando, diariamente, que turistas e porto-alegrenses descubram a cidade por outro ponto de vista.

A Porto Alegre Brasil Turismo Ltda foi fundada por Vilian Velloso de Oliveira, Izabel Maciel de Oliveira, Cristina Maciel de Oliveira Porto e Cláudia Maciel de Oliveira.